sexta-feira, 16 de março de 2012

Skinny Puppy - Bites 1985 Netwerk Records



Lançado cerca de um ano depois do seu primeiro EP Remission, Bites é o primeiro álbum da banda canadense formada por  cEvin Key (Kevin Crompton) e Nivek Ogre (Kevin Ogilvie) em Vancouver em 1982.O conceito e o nome da banda surgiram da ideia de Kevin de criar algo visto e ouvido através da perspectiva de um cão.  A partir das influências absorvidas de bandas como Chrome e Cabaret Voltaire o SP começou a criar a partir de Remission sua sonoridade crua, sintética e sombria. Em Bites as linhas de sintetizador mais típicas do technopop oitentista usadas em algumas faixas de Remission deram lugar a construções complexas e texturas densas cridas por samples e efeitos.


O álbum começa com Assimilate, que junto com sua batida forte e dançante traz Ogre entre berros anunciado que o futuro será dentro de jaulas e que quem não apodrecer será “assimilado”. The Choke, a faixa que abre o lado b do vinil inicia com o bumbo sintético pontuando as conjecturas de Roman Polanski em seu filme O Inquilino, “se você cortar minha cabeça eu devo dizer eu e minha cabeça ou minha cabeça e eu” até que o grito arrepiante da cena final do filme introduz todo o peso dos sintetizadores e caixas. Mesmo sabendo que a banda é creditada como inventora do subgênero electro-industrial é espantoso ver como essa sequencia introdutória de The Choke foi tantas vezes imitada, recriada e reciclada sobrevivendo até 2012 em gêneros como dubstep e deathstep.

Capa, letras, sonoridade, tudo em Bites fascina e intriga, e ainda que não apresente a maturidade plena alcançada mais tarde em Vivisectci e Rabbies, o disco impressiona pela inspiração das composições e pelo sofisticado complexo de programações. O álbum abriu para o ouvinte da época toda uma nova perspectiva de experimentação extrema de novas sonoridades através da manipulação humana dos dispositivos eletrônicos, o que foi a base do que há de mais interessante em toda a música eletrônica desde então até os dias de hoje. 

Deiby Mendes, ser indefinível, e um entusista de música eletrônica que passa dias, mexendo em suas parafernálias eletrônicas sonoras, em seu quarto lá em Blumenau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário